Próxima apresentação:
Dia 5 de junho de 2024 às 11h no Teatro das Figuras, Faro
“O mundo é hoje dominado por um animal que não acredita ser um animal. E o futuro está a ser imaginado por um animal que não quer ser um animal.” Melanie CHALLENGER
Uma criação de Sofia Brito com bailarinos Susana Vilar e Marco Olival, música de Rafael e Diogo.
Dançar exprime um embodiment ou corporificação de ideias e sentires. Esta peça de dança contemporânea, criada para jovens, partiu de práticas de movimento que potenciam formas de tornar flexíveis e criativos os nossos corpos-mentes de animais-humanos, de os sentir conectados aos sentidos e regenerados.
Propusemo-nos enfrentar o medo da morte, da noite e da escuridão, ao estimular a contemplação e o descanso típicos do animal livre, do ser que goza de liberdade de escolha, vitalidade e resiliência, e que não necessita de estar sempre sob stress, prestes a fugir ou a atacar. Convidamos-te a uma viagem do animal-humano, com as suas forças, os seus medos, a sua naturalidade. Onde a natureza e o ser humano são um.
Este espetáculo pretende questionar o mito do excepcionalismo humano e a narrativa do progresso infinito da espécie humana, baseadas numa relação de crescente alienação e manifesta exclusão da Natureza.